Fundada em 1949,
pelo empresário Júlio Marote, a Saturno iniciou suas atividades no bairro do Brás, em São Paulo, fabricando serras para Madeira, produtos esses, até então, importados de outros países.

Na década de 50, a empresa diversificou sua linha de produtos, investindo em novos equipamentos e tecnologias. Para atender essa nova realidade de mercado, a empresa teve que procurar um espaço maior, transferindo assim, sua unidade fabril para o bairro do Parque Novo Mundo, em São Paulo, Capital, com área construída de 25.000m2.

A partir daí, procurando sempre atingir novos mercados, a Saturno, através de seus engenheiros e técnicos, desenvolveu minucioso estudo de mercado e viabilidade de fabricação de outros produtos industriais, priorizando sempre a excelência no atendimento ao cliente e principalmente a qualidade de seus produtos. Iniciou então, a fabricação de facas industriais, serras circulares e de fitas para metais.

Devido a grande demanda desses produtos, em especial para facas industriais, que superou todas as expectativas, a empresa decidiu fabricar dentro de seu parque industrial uma linha de rebolos abrasivos, para uso próprio.

Com todo esse investimento e fabricando mais de 20.000 (vinte mil) itens, a empresa passou por uma reestruturação, dividindo a fábrica em 3 (três) divisões, assim distribuídas:

 

Divisão 1 - Facas Industriais e Serras para Madeira - ano 1949

Divisão 2 - Rebolos Abrasivos - ano 1968

Divisão 3 - Serras para Metais - ano 1970


Facas Industriais:
A Saturno atende todos os segmentos de mercado, fabricando facas com a mais alta tecnologia para os setores de: Papel e Celulose, Gráfica, Madeira, Siderúrgica, Metal-Mecânica, Embalagens, Alimentícios e outros, cuja matéria-prima para sua fabricação, é especialmente desenvolvida para cada aplicação. É importante destacar, que a Saturno é a única indústria de facas industriais do país que detém a tecnologia de fabricação de facas em Aço Calçado, o que significa a junção de dois tipos de aço.

Além das facas consideradas padrão, a empresa fabrica facas especiais sob desenho ou amostras das mesmas, apresentadas pelo cliente.

Serras para Madeira: Pioneira no Brasil na fabricação desses produtos, a Saturno é a única empresa brasileira a produzir uma linha completa de serras circulares e de fita para madeira, atendendo as indústrias Madeireiras, Serrarias, Indústria de Móveis e Marcenaria.

Serras Circulares e de Fita para Metais: Nesta divisão, são fabricadas nossas tradicionais Serras Circulares em Aço "HSS", para corte de metais, Serras de Fita para corte de metais, Serras Mecânicas em Aço HSS, Serras Manuais e outros produtos similares.

Rebolos Abrasivos: Produtos de alta tecnologia, utilizados nos mais diversos setores industriais, na afiação de ferramentas e outras aplicações.

Além do mercado interno, a Saturno exporta seus produtos para vários continentes.

Pela diversificação de produtos fabricados, podemos afirmar que a Saturno é hoje a maior indústria de ferramentas de corte do país, e está classificada entre as cinco maiores indústrias de facas industriais do mundo.

A Diretoria